top of page

Escravidão Moderna

Podemos dizer que escravidão moderna é o ato de forçar pessoas a trabalhar contra sua vontade, sob ameaças físicas ou ate mesmo psicológicas.

No Brasil a escravidão foi abolida no século XIX, no entanto em pleno século XXI há muitas pessoas sofrendo com “tal” escravidão moderna.

A escravidão atual pode ocorre de forma rural onde as pessoas largam suas vidas “miseráveis”, achando que irá conseguir melhorar de vida, que terá boas condições de trabalho e um bom ganho, mas ao invés disso eles acabam caindo em uma “si lada”, pois o “tal empregador” não paga o combinado, além disso, os trabalhadores absorvem uma divida que nunca consegue pagar, pois eles recebem uma pouca quantia e a divida só vai aumentando gradativamente.

Também existe a escravidão sexual onde crianças e mulheres são seqüestradas e obrigadas a se prostituirem.

Segundo algumas pesquisas aqui no Brasil a escravidão moderna ocorre principalmente na região metropolitana de São Paulo com imigrantes ilegais.

Nova forma de escravidão no mundo atual

“Foi criada em agosto de 2003, a Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, tem a função de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Lançado em março de 2003, o Plano que contém 76 ações, cuja responsabilidade de execução é compartilhada por órgãos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, entidades da sociedade civil e organismos internacionais.”

(http://brasilescola.uol.com.br)

(Aluna Maria Vitória, 2º E)

 

De modo que devemos chamar a atenção dos órgãos responsáveis para tentar uma possível erradicação da escravidão moderna, com mais fiscalizações, afinal as pessoas que sofrem com isso são iguais a nós é garanto que ninguém quer estar na pele dessas pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

História da Escravidão Moderna

Há mais de 100 anos atrás em 1888 escravidão foi abolida no Brasil pela lei áurea assinada pela princesa Isabel em nome de seu pai, os anos e passaram e vivemos hoje em uma sociedade onde trabalhamos em troca de lucro, onde parcialmente 8 horas do dia de muitos são dados a rotina de trabalho sendo 40 horas  por semana, e 2 horas são gastas em media para ir e volta do  trabalho e o lucro do trabalho de um empregado numa empresa por exemplo e quase todo do patrão.

         Como viviam os escravos ? Os escravos obedeciam  aos seus chefes não podiam fazer nada sem permissão dos seus superiores, ao amanhecer os escravos saiam das senzalas  e durante o dia todo ate o anoitecer eles deviam cumprir as tarefas repassadas dos seus superiores ou haveriam consequências como açoites ou ficavam sem comer,  entre diversos fatores, eles estavam presos naquela situação, e no final do dia voltavam para as senzalas e ficavam ali ate o amanhecer onde no onde eles retornariam aos seus deveres do dia onde faziam isso por anos e anos.

Prostituição: um exemplo de escravidão moderna

Como vivem os trabalhadores dos dia atuais? Parcialmente eles acordam cedo vão para o trabalho e fazem suas obrigações de acordo como e passado onde fica um tempo um tempo que em media são 8 horas por dia e voltam depois de seus deveres feitos não fazendo isso correm o risco de serem mandados em bora, e em uma sociedade onde o dinheiro prevalece em varias situações ninguém e claro quer estar desempregado, fazendo a pessoa ficar pressa naquele cotidiano por vários anos, o empregado deve aceitar ordens de seu patrão ele e que fala quando o empregado chega seu tempo de intervalo quando ele deve sair suas férias e seu salario e onde estar um fato importante quem ganha o lucro para a empresas e os funcionários e muitas vezes ele ganha muito menos do que deveriam, pois não reconhecem certos fatores então o patrão fica com a maior parte do lucro.

         Escravidão moderna será que vivemos nisso? Em uma sociedade onde apenas mudou o nome de escravo a escravo moderno de fato ocorreu mudanças, mas como antes os escravos trabalhavam para viver hoje não e diferente será que a escravidão não acabou, apenas se transformou?

(Matheus, 2º E.Referências: Wikipedia.com e Brasil Escola).

bottom of page